quinta-feira, 21 de abril de 2011

Práticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares

O livro Práticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares, de acesso livre e gratuito, está disponível pelo link http://www.livroslabcom.ubi.pt/sinopse/resende-pereira-praticas-2010.html



Adotando o conceito de discurso como parte irredutível de práticas sociais, dialeticamente conectado a aspectos não discursivos das práticas, o Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade da Universidade de Brasília, em seus 20 anos de existência, tem procurado manter contato com pesquisadores/as de diversas outras áreas além dos estudos críticos do discurso.

Daí a realização do Seminário Práticas Socioculturais e Discurso: debates transdisciplinares. Em sua segunda edição, em 2009, o evento contou com a presença de pesquisadores/as com diferentes origens acadêmicas, que vão da Linguística à Saúde, passando pela Comunicação e pela Educação. A compilação de trabalhos selecionados entre aqueles apresentados no seminário resultou no livro Práticas Socioculturais e Discurso: debates transdisciplinares, que temos o prazer de trazer a público.

Compartilhamos os princípios do acesso aberto e da divulgação pública da produção científica. Por isso, decidimos pelo formato de e-book (livro eletrônico) livre de custos e de barreiras de acesso, e buscamos a parceria do projeto editorial LivrosLabcom, ligado à Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. A maior editora de publicações acadêmicas online do mundo iberoamericano disponibiliza em PDF, gratuitamente, os livros que publica, com excelente qualidade editorial. O resultado é que os dez textos que organizamos no livro Práticas Socioculturais e Discurso: debates transdisciplinares estão disponíveis para download pelo link http://www.livroslabcom.ubi.pt/sinopse/resende-pereira-praticas-2010.html.

Tendo em vista a gama de temas tratados a partir de diferentes combinações de enfoques, métodos e teorias, acreditamos que este livro possa contribuir para a discussão da necessária relação transdisciplinar na abordagem do funcionamento social da linguagem. Nosso objetivo é justamente o de provocar, no/a leitor/a, a mesma inquietação que temos sentido ao depararmos com os diferentes modos de compreender, situar e analisar o discurso e as práticas socioculturais.

Brasília, maio de 2010.

Viviane Resende e Fábio Pereira

Nenhum comentário: