quinta-feira, 21 de abril de 2011

Análise de discurso crítica da publicidade: um estudo sobre a promoção de medicamentos no Brasil

Neste livro, resultante de tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, Viviane Ramalho estuda o discurso da propaganda de medicamentos brasileira. Com base na Análise de Discurso Crítica (Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairclough, 2003; Resende & Ramalho, 2006), investiga mudanças sociais e discursivas implicadas na promoção de medicamentos, a exemplo do controle sanitário sobre esse tipo de propaganda; das tecnologias discursivas que alteraram a configuração dos anúncios e da construção da identidade do/a “novo/a” consumidor/a de medicamentos, como aquele/a que está sempre em busca da superação de limitações humanas (Bauman, 2001; Silva, 2000).

O livro incita reflexões tanto acerca da abordagem teórico-metodológica da Análise de Discurso Crítica quanto sobre necessidades “criadas” para sustentar relações de exploração no capitalismo tardio. Por isso, é considerado uma importante contribuição para os estudos críticos do discurso na América Latina.

Publicado pela LabCom Livros, de Covilhã, Portugal, o livro tem acesso livre e gratuito pelo link http://www.livroslabcom.ubi.pt/livro.php?l=6

Outras publicações de Viviane Ramalho podem ser obtidas em http://viviane-ramalho.blogspot.com/

Nenhum comentário: