domingo, 26 de abril de 2009

UFU: Seminário e Conferência com Charles Bazerman

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Brasil

No dia 18 de maio de 2009, a Universidade Federal de Uberlândia promoverá uma conferência e um seminário com o Prof. Dr. Charles Bazerman (Universidade da Califórnia – Santa Bárbara).

Conferência: Genre, Social Activity, Social Systems, and Intertextual Systems

"In this introductory lecture I will introduce the concept of genre as mediating socially activity in mutually recognizable ways, or typifications. These typified forms (which are recognizable at the individual and social levels) are emergent historically and change with each use. We will look at some examples of historically emergent genres and how they change over time in response to changing conditions and strategic uses. We will also examine how social systems and associated genre systems coalesce into quasi-stable configurations that provide anticipatible grounds for action and how literate genre systems form an infrastructure for modern complex, distanciated society. We will also consider how networks of genres create intertextual system that provide context, meaning, and sites of social engagement for each new text."

Data: 18 de maio de 2009
Local: Anfiteatro do Bloco 3Q – Campus Santa Mônica
Horário: 9:30
Público: Alunos de graduação, pós-graduação e professores.

Seminário: Speech Acts, Social Facts, and the Production of Knowledge in Social Situations

"In this seminar we will consider how the socially negotiated spaces of genres create intertextual domains within which knowledge appears, circulates and is used for a variety of purposes. We will look at a number of the knowledge systems that have emerged within the university and society more generally."

Data: 18 de maio de 2009
Local: Sala 1U209 – Bloco U – Campus Santa Mônica.
Horário: 14 horas
Público: Alunos de pós-graduação e professores.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Identidade em Bhabha


Na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, no âmbito dos Encontros de Estudo sobre Identidade, a Dra. Rachael A. Radhay debaterá o conceito de identidade em Bhabha.

Os textos que serão discutidos na ocasião já estão disponíveis na Pasta do NELiS (Copiadora do Multiuso 1).

Os textos foram retirados do livro O local da cultura (Homi Bhabha, Editora UFMG, 2007). O foco central da discussão será o Capítulo 2, "Interrogando a identidade", mas há outros capítulos na pasta, indicados como leitura complementar (Introdução, "Locais da cultura"; Capítulo 1, "O compromisso com a cultura"; Capítulo 9, "O pós-colonial e o pós-moderno"; Capítulo 11, "Como o novo entra no mundo").

O evento é aberto ao público e gratuito!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Encontros de Pesquisa em ADC: primeiro encontro

No dia 15 de abril de 2009, foi realizado o primeiro encontro do II Ciclo de Encontros de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica.

Nessa ocasião, tivemos as apresentações de Elaine Caldeira, e de Artur Araújo e Sinara Bertholdo.

Elaine Caldeira apresentou seu trabalho intitulado “A recorrência do processo parafrástico na constituição identitária psicossocial – discursiva tocantinense”. Com o objetivo de “compreender e analisar, a partir das representações discursivas que constituem as diferentes narrativas sobre as identidades tocantinenses, o processo de constituição da identidade psicossocial e discursiva do tocantinense por meio da seleção e interpretação das narrativas dos diversos grupos identitários que habitam essa região (indígenas, negros, mulheres, idosos, funcionários públicos, quebradeiras de coco)”, a análise de dados, com abordagem da Análise de Discurso de vertente Francesa, mostrou que “a identidade tocantinense constitui uma identidade simbólica, imaginária, expressão de um desejo, relacionada com a representação ideológica de civilização e progresso, espaço de sonhos, de realizações e de oportunidades”.

Em seguida, Artur Araújo e Sinara Bertholdo apresentaram o trabalho “Fraseologia e Racismo: Análise Discursiva em Boletins de Ocorrência sobre discriminação racial e preconceito de cor em SP e DF”. Objetivando “refletir sobre a fraseologia do português do Brasil nas relações raciais entre ‘brancos’ e ‘negros’ na perspectiva discursiva”, procederam a uma análise discursiva de um corpus de boletins de ocorrência de São Paulo e do Distrito Federal. “Os resultados da pesquisa mostram que a materialização do preconceito de cor se manifesta, sobretudo, por meio de verbalizações de termos e escolha lexicais como marcadores de ideologias racistas e as expressões idiomáticas racistas são atualizadas no discurso 'B.O.' e encontradas em 90% dos Boletins de Ocorrência pesquisados. Portanto, as expressões idiomáticas são essenciais no processo de convencimento da autoridade policial e da vítima sobre a hipótese de racismo e preconceito de cor.”

terça-feira, 14 de abril de 2009

II Seminário Práticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares

Brasília, 14 de abril de 2009.

II Seminário Práticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares

Primeira Circular


Caro/a Colega,

Na perspectiva de uma visão crítica da realidade social, em que o potencial do discurso para a reprodução/ transformação de práticas sociais não é ignorado, surge a necessidade de interação entre os estudos do discurso e os estudos sociais. As relações trans/interdisciplinares entre a linguística crítica e as ciências sociais críticas não se limitam à operacionalização de conceitos teóricos, mas também se percebem no compartilhamento de métodos de pesquisa.

Com o intuito de estreitar as relações entre pesquisadores/as e estudantes, o Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB) promoverá, nos próximos dias 23 e 24 de junho, o II Seminário Práticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares.

Os objetivos do Seminário são promover o diálogo entre a Análise de Discurso Crítica e as Ciências Sociais; compartilhar métodos de pesquisa e divulgar estudos desenvolvidos nessas áreas do conhecimento. Constarão do programa, a ser divulgado brevemente, mesas-redondas, conferências e sessões de comunicação.

As inscrições deverão ser efetuadas por email (solicite a ficha de inscrição pelo
email viviane.melo.resende@gmail.com) até a data de início do evento. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para professores/as e pesquisadores/as e de R$ 25,00 para estudantes, e deverá ser paga no primeiro dia do Seminário. O evento será realizado no Auditório do CEAM (Universidade de Brasília, Ed. Multiuso 1, 1º andar).

Propostas para apresentação de comunicações individuais poderão ser feitas até o dia 20 de maio de 2009. Privilegiamos propostas que abordem questões teóricas ou metodológicas trans/interdisciplinares. Os resumos para submissão de trabalhos, com o máximo de 500 palavras, devem ser enviados para o endereço eletrônico viviane.melo.resende@gmail.com obedecendo às seguintes normas:

• título centralizado em negrito, em caixa alta;
• uma linha abaixo, o(s) nome(s) do(s)(as) autor(es)(as) alinhado(s) à direita, seguido(s) da sigla da instituição de origem entre parênteses;
• uma linha abaixo, de três a cinco palavras-chave;
• uma linha abaixo, o resumo deve ser digitado em um bloco paragráfico em fonte Times New Roman corpo 12, com espaçamento simples.

Quaisquer dúvidas sobre o II Seminário Práticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares deverão ser dirigidas a Viviane Resende pelo endereço eletrônico viviane.melo.resende@gmail.com.

Esperamos contar com sua participação nesse evento!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Encontros de Estudo sobre Identidade - Encontro 1


Ontem, 01 de abril, inauguramos os Encontros de Estudo sobre Identidade, com a apresentação do tema Identidade em Bauman, por Viviane Ramalho (veja abaixo a apresentação utilizada no debate).






No próximo dia 15 de abril teremos, no âmbito dos Encontros de Pesquisa em ADC, as apresentações de Elaine Caldeira ("A constituição discursiva da identidade xerente"), e de Artur Araújo e Sinara Bertholdo ("Racismo e Fraseologia: análise discursiva em Boletins de Ocorrência registrados em SP e DF sobre discriminação racial e preconceito de cor").


O segundo evento dos Encontros de Estudo sobre Identidade acontecerá dia 29 de abril. Na ocasião, Rachael Radhay discutirá Identidade em Bhabha.