segunda-feira, 12 de maio de 2008

CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE


Os textos publicados nos volumes dos Cadernos de Linguagem e Sociedade já estão disponíveis para download no site da Thesaurus Editora!!



O link para a página dos Cadernos é
http://www.thesaurus.com.br/livros/cls
Fundado em 1995 pela professora Izabel Magalhães, o periódico Cadernos de Linguagem e Sociedade é um espaço para a afirmação de uma postura crítica no estudo dos fenômenos lingüísticos, multissemióticos e sociais em textos falados, escritos e/ou visuais.
Desde o início, situou-se na perspectiva de estudo crítico da relação entre linguagem e sociedade, caracterizando-se como um periódico internacional sobre o estudo do discurso e do texto no contexto sociohistórico. Multidisciplinar, Cadernos de Linguagem e Sociedade tem como principal objetivo a publicação de artigos de pesquisa, resenhas e textos de debate sobre as relações entre discurso e ciências sociais, que podem ser definidas em termos da análise das relações entre a interação verbal e o texto escrito, e/ou multissemiótico, por um lado, e, por outro, as práticas sociais, políticas e culturais.
A política editorial do periódico é resumida da seguinte forma: 1) estudo da linguagem e da imagem como discurso, texto e prática social na perspectiva crítica; 2) multilingüísmo, incluindo a publicação de trabalhos em português, inglês, espanhol e francês; 3) política lingüística contrária ao preconceito e à discriminação de qualquer tipo (por exemplo, a referência genérica: uso da forma masculina para designar o masculino e o feminino). Com isso, abrimos espaço para o debate de questões como o preconceito lingüístico, racial, étnico e de gênero. O primeiro é relativamente conhecido, manifestando-se na rejeição de falantes de variedades da língua socialmente desprestigiadas. Contudo, é preciso ainda discutir preconceitos raciais, étnicos e de gênero, que se manifestam e até se reproduzem por meio da linguagem como discurso.

Nenhum comentário: