quinta-feira, 28 de junho de 2007

Sétimo Encontro Acadêmico do NELiS em 2007

O tema do Sétimo Encontro Acadêmico do NELiS em 2007, realizado em 27 de junho, foi "Estudos transversais: linguagem e preconceito". A professora Regina Dalcastagnè, do Departamento de Teoria Literária da Universidade de Brasília, nos apresentou o trabalho de pesquisa intitulado "Exclusão e estereótipos na literatura brasileira contemporânea". Na pesquisa de que esse trabalho é parte, a professora Regina e sua equipe analisaram, em mais de 200 0bras de literatura brasileira publicadas entre 1990 e 2004, a representação de minorias sociais.



André Ricardo Nunes Martins, membro do NELiS, apresentou-nos um recorte de sua pesquisa de doutoramento levada a cabo junto ao Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília, defendida em 2005. Na ocasião do Sétimo Encontro Acadêmico do NELiS em 2007, André refletiu sobre racismo e mídia a partir da relação dialética entre discurso, racismo e imprensa.



No debate que seguiu as apresentações, o grupo considerou, partindo das pesquisas discutidas, conceitos como naturalização e fragmentação na manutenção de relações historicamente hegemônicas. Ambas as pesquisas mostraram que a divisão entre métodos quantitativos e qualitativos pode ser rompida, o que potencialmente beneficia o processo analítico.

Nenhum comentário: